ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR SOBRE O OLHAR HOLÍSTICO
Robson Luiz Felix Figueredo
Resumo
Este estudo tem como propósito refletir sobre a admnistração escolar segundo o olhar da teoria dos sistemas, o qual é apresentado a administração educacional sob um olhar holistico ao qual o contexto cultural nos conduz de forma a esclarecer as diversas maneiras de olhar essa atuação no sistema educacional vigente.
Palavras-chave: administração escolar - holístico
1. Introdução
O administrador escolar atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino, coordenando as práticas pedagógicas, bem como acompanhando o desenvolvimento do currículo, é o responsável legal e administrativo pelo estabelecimento. De um modo geral tem a função de diretor da intituição. Administração escolar é uma especialidade do pedagogo, que pode ser obtida no Brasil através de cursos de habilitação, incorporada ou não à licenciatura em pedagogia, ou através de especialização. O administrador escolar atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino, coordenando as práticas pedagógicas, bem como acompanhando o desenvolvimento do currículo, é o responsável legal e administrativo pelo estabelecimento..
2. Administração escolar sobre o olhar holistico
Segundo a Teoria geral dos sistemas a ênfase é da de `inter-relação e interdepêndencia entre os componentes que formam um sistema no qual é visto como uma totalidade integrada, sendo impossivel estudar seus elementos isoladamente. percebemos com isso que a administração escolar sendo uma atuante diannte dos professores e das instituições tem a necessidade de manter-se de forma holística ao qual possa contribuir de maneira atuante e eficaz no sistema de ensino e aprendizagem.
A palavra “holismo” vem do grego “holos” que significa “todo”, “inteiro”, “completo”, e é usada para designar um modo de pensar, ou considerar a realidade, segundo a qual nada pode ser explicado pela mera ordenação ou disposição das partes, mas antes pelas relações que elas mantém entre si e com o próprio todo. As realidades poderiam ser entendidas em dois estágios: o primeiro seria o “todo" e este, por sua vez, seria composto por partes distintas porém inter-relacionadas, apenas compreensíveis dentro do contexto do “todo”.
Em 1926 a palavra “holismo” foi empregada por Jan Christian Smuts em seu livro “Holism and Evolution” (Holismo e Evolução), porém com uma definição bem mais abrangente do que a empregada atualmente. Mas o holismo só tomou força a partir da década de 80 quando passou a ser empregado para tentar explicar um novo paradigma que deveria ser empregado a fim de anular os diversos distúrbios causados pelo homem na natureza. Por isso, o holismo é freqüentemente associado a discursos ambientalistas.
Na educação o holismo é empregado numa junção de compreensão conjunto integrado e totalitário de compreensão do indivíduo, pois segundo ARÁOZ a observação cotidiana da realidade de nossa sociedade que uma das carências superestruturais da nação brasileira é uma liderança apoiada em valores que se cultuem em toda sociedade desde a tenra idade.
Segundo a mesma autora uma posição Holística que ilumine a visão é missão de uma organização educacional poderá ser impulsionadora de resultados a médio e longo prazo significativos para a comunidade uma possibilidade de integrar a administração escolar juntamente com a teoria a teoria holística permitindo que haja um instrumento para melhor instrumentalizar uma educação como a brasileira que viveu sob o olhar autoritário e incompreensível das instituições que a regem desde seu início.
Enfim somente depois de compreender realmente a verdadeira missão do administrador institucional que possui uma visão holística é que poderemos compreender de forma clara e consciente sua missão no âmbito de dirigente da escola, pois o mesmo tem uma função rica e eficaz e precisa colocar-se de forma holística que trate as pessoas que compõem o sistema escolar de forma humanizadora para um futuro melhor e mais consciente na sociedade.
3 .Referências
Acessado em 06 de março de 2009 http://www.infoescola.com/filosofia/holismo-holistico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário